terça-feira, 11 de maio de 2010

E foi uma árvore

E  sempre teve uma árvore na calçada da minha casa,grande com uma sombra gostosa, mas um dia um vizinho novo resolveu podá-la, sem nos consultar, sem nossa autorização, assim, como se fosse o dono do mundo ou talvez como se nós não representássemos nada. 
Pronto, a poda foi feita, vários vizinhos ligaram para nos avisar e fiquei triste, imagina você trabalhando e de repente te ligam e falam:" Tem um cara cortando sua árvore e os galhos estão caindo tudo... E foi vocês que pediram?" Não de jeito nenhum, não foi a gente que pediu, álias nem estou sabendo disso.
Fui lá saber o que havia acontecido e o fato já estava consumado, o estrago feito, a árvore quase toda no chão.
Passou alguns dias e uma multa por poda drástica apareceu em minha casa, mas é lógico, depois do que fizeram com a coitadinha! Não paguei a multa porque não foi eu quem cortei, liguei na Secretaria do Meio Ambiente para me informar melhor e entrei com pedido de cancelamento da multa, mas o mais triste era ver a árvore toda detonada. Logo começou a brotar os galhos novamente (como a natureza é maravilhosa!) e lá estava a certeza de termos a árvore novamente. Até quando? Até percebermos um cheiro horrível vindo da calçada e descobrirmos que era veneno, veneno jogado na raiz da árvore, novamente o assassino agiu e dessa vez foi pior porque além de prejudicar a árvore estava prejudicando minha cachorra e todo mundo que respirava aquele odor terrível...
Fui até a Secretaria do Meio Ambiente novamente e me disseram que para esse crime eu tinha que ter boletim de ocorrência e isso era uma denúncia grave que caberia comprovações e acusações entre a gente,etc.
Chegando na Delegacia pude perceber que  o homem conspira contra a natureza... o escrivão que iria redigir meu boletim era quem? Adivinhem!
Meu novo vizinho, sim , o assassino da natureza, o próprio envenenador... não fiz boletim nenhum e minha árvore está morta na calçada.
Não desisti e tenho certeza que o castigo pode não vir para ele, mas para seus filhos, netos, porque o homem mata a natureza sendo que precisa dela para viver. Seus netinhos, quem sabe, não sofrerão de asma , ou melhor, de alguma doença que a cura estará nas folhas das árvores em extinção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário